Acumular coisas

Não acumulem para vocês tesouros na terra...
Mas acumulem para vocês tesouros nos céus...

Pois onde estiver o seu (acúmulo) tesouro,  aí também estará o seu coração. Mateus 6:19‭-‬21 NVI

Por toda a história da humanidade as divindades foram a mediação para receber, conquistar ou impedir algo. Os gregos cultuavam Deméter, deusa do plantio e da colheita conhecida pelos romanos como Ceres, as divindades recebiam adoração e em troca supriam o povo. Essa conotação de troca é muito comum em todas as religiões. Outra deusa atribuída às decisões e determinações era a deusa Fortuna, que era representada por uma mulher segurando um timão ou uma vela de barco, era ela quem decidia o futuro. Hoje a idéia de fortuna está ligado a ter uma conquista em uma viagem ou negócios semelhante aqueles homens do texto de Tiago 4.13. Na Bíblia vemos também a oração de Jacó. Que após ter o sonho na cidade de Luz, e em seu sonho vê anjos subindo e descendo faz um acordo com Deus, daria dízimo de tudo caso fosse bem sucedido, sendo provido de comida, roupa e regresso para casa de seu pai. Gn 28.20-21. Através de Abraão conhecemos Jeová Jireh, Deus proverá, contudo não vemos Deus acumulará.
Tudo o que Deus dá, é para circular, seja dinheiro, dom, posse, prestígio. No livro de Deuteronômio há conselhos para o futuro rei que era. Não adquirir muitos cavalos, voltar para o Egito, tomar mulheres, acumular ouro e prata, Dt 17.16-17. Salomão escreveu: Riquezas acumuladas para infelicidade de seu possuidor Ec 5.13. Quantas pessoas que são infelizes por ter coisas e outras pessoas infelizes por não ter. Quantos pobres passam por uma mansão imagina que ali dentro daquela enorme casa há em acúmulo tudo o que lhe falta. Essa é a mente materialista, onde a vida material estável é igual a felicidade.
As deidades e até mesmo Deus é visto como o meio para conseguir algo e a moeda de troca era sacrifício, oferta e votos. Logo após isso a divindade era descartada após a conquista. E reclamada novamente quando necessidade surgia, ou o acúmulo se dissolvia.

Então lhes contou esta parábola: “A terra de certo homem rico produziu muito. Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’.  “Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’.  “Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?’  “Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus”. Lucas 12:16‭-‬21 PTNVI

Jesus se opôs ao acúmulo, por que o acúmulo dá uma falsa sensação de poder, assim como a liberdade, prestígio, dinheiro. Quando alguém tem essa sensação de poder deixa de orar e esperar em Deus e põe a confiança em sua riqueza. O acúmulo fez com que esse homem pensasse apenas na segurança que seu tesouro traria. Riquezas é uma grande soma de bens onde posso pôr minha esperança, não fico ansioso sobre o futuro. Esse homem podia sentar e descansar e não trabalhar mais, apenas regozijar. Um semi-deus olhando sua criação no sétimo dia. Enquanto ele está deitado numa rede, bebendo suco e curtindo, o seu baú de tesouros no céu está vazio. Rico na terra, pobre no céu. Esse é o resumo de quem está sempre sonhando, curtindo as coisas neste mundo. O tesouro é onde acúmulo bens, experiências, prazer e segurança. Cada um tem seus tesouros pessoais, pode ser uma coleção de selos, biblioteca, sabedoria e conhecimento, antiguidades, jóias. Tesouro é aquilo que põe se uma placa. “Olhe mas, não toque”, “Quebrou pagou”, “Não empresto”. As coisas que eu tenho no fim acabam se tornando meu dono e senhor, há uma inversão de valor, como diz Tyler Durden: Você compra as coisas e as coisas acabam comprando você.
Os tesouros da terra fazem agir além do zelo e cuidado, fazem da pessoa alguém desconfiado em relação ao próximo, suspeitando o mal, vivendo debaixo de um jugo de ganância e controle. Jesus não é contra ter coisas é contra as coisas terem a pessoa a ponto de ser escravo.
Descanse, coma, beba e alegre-se… Esse homem é um verdadeiro hedonista, viver uma vida de prazer sem a dor da ansiedade, fruto de sua própria mão. Quem tem esse pensamento não tem necessidade de nenhum deus, ele se torna deus ou faz de seus bens seus deus, construiu seu ninho no alto e desfruta de seu poder. Ele não levou em conta aquilo que a natureza deu, seja pela fertilização do solo ou a chuva no tempo certo. Quantas pessoas sonham com esse futuro, o sucesso da vida está em atingir a parte mais alta do pódio. Então quer dizer que Deus é contra o sucesso? Não é isso, Deus sabe que o sucesso sem Ele no final é frustração.
Quantas pessoas que estão no topo porém o topo muitas vezes é lugar sombrio e solitário. Uma vida de poder e acúmulo pode levar a insanidades. A maioria dos imperadores eram pessoas desconfiadas com tudo. Herodes, O Grande assassinou  a mulher por ciúmes, mandou degolar dois de seus filhos por conspiração e com a notícia do nascimento do bebê salvador - Jesus, mandou matar todos os meninos com menos de dois anos de idade nascidos em Belém. Nero mandou assassinar a sua mãe e foi suspeito de assassinar Britânico filho do falecido imperador. Sêneca preceptor e mestre de Nero que também foi condenado ao suicídio sabia da instabilidade em que Roma estava. Sêneca sintetizou sua vida com a frase de Boécio, carpe diem colha o dia. Quem vive a base de acúmulo, não vive o agora, vive na agonia de não perder o que conquistou, a riqueza num momento ou outro pode ser levar ao pecar.  Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. 1 Tm 6:10 NVI.
    Outro tipo de acumuldor é aquele que guarda coisas na esperança de um dia usá-las. O pesquisador David Tolin, da Escola de Medicina da Universidade de Yale, pesquisou pessoas normais e acumuladores e os acumuladores tinha dificuldade em tomar a decisão de descartar um objeto. Assim concluíram que as pessoas tinham dificuldade em desfazer dos objetos pois num futuro não sabiam se iam ou não precisar daquilo que estavam descartando. * Esse distúrbio é visto como consequência de outros conflitos psicológicos e emocionais como, desilusão amorosa ou divórcio, perda de um ente querido, abandono ou negligência por parte da família.**
Acumular tesouros na terra para Jesus é uma perda, pois na terra a traça se alimenta do tecido e a ferrugem corrói o metal, ladrões arrombam casas e roubam bens. Mt 6.19 Jesus tem uma visão eterna sobre a vida, e os bens são passageiros e acúmulo atraem ladrões e por causa de ladrões muitos vivem uma vida de ansiedade. E o desejo de ter faz com que pessoas puras contaminem seu coração. Quantas famílias se dissolvem por causa de heranças, anos gasto com advogado para ganhar causas judiciais, noites mal dormidas. Saúde emocional e física desperdiçada por causa de coisas. Pessoas que vivem debaixo desse jugo jamais serão felizes ou viverão plenamente suas vidas. Os tesouros/acumulos roubam o coração das pessoas impedem que perdoem o próximo. Elas carregam dentro de si um coração entulhado de desconfiança, medo, culpa e raiva.

Abraham Maslow ficou popularmente conhecido pela sua teoria que explica como os indivíduos são movidos a ter ações que façam suprir as suas necessidades. Pirâmide da Hierarquia de Necessidades de Maslow. No qual vai desde as necessidades básicas às mais complexas. Para Maslow há uma hierarquia na qual vai subindo conforme necessidades vão se realizando. Que são: necessidades fisiológicas básicas,    necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de autoestima necessidades de auto-realização.*** Para a ONU as necessidades básicas são: alimentação adequada; abrigo e vestimenta, assim como certos equipamentos domésticos e móveis.****
 
A oração do pai nosso é, Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Mateus 6:11 PTNVI. Jesus ensina pedir hoje o pão de cada dia. Contudo com medo de um futuro incerto, pedimos todos os pães e os demais doces da padaria. Queremos tudo ao mesmo tempo e agora. Queremos acumular pois o futuro é duvidoso. Jesus oferece o pão de cada dia, por que ele tem para oferecer pão fresco. Quando o povo no deserto acumulou maná, guardando para outro dia, o maná criou bicho e cheirou mal Dt 16.20. O maná tinha uma validade pequena, vinte quatro horas e auto destrutível, exceto no sábado.
Quem acumula não conhece provisão, quem acumula conhece o medo de perder aquilo que construiu. Depender de Deus não ser um vagabundo sossegado, depender de Deus é saber que o futuro a Deus pertence, e quem acumula ao seu acúmulo pertence.
Enquanto teóricos estavam sistematizando as necessidades humanas e a ONU discutindo o que era básico para o ser humano Jesus disse aos seus discípulos não se preocupem com a própria vida Mt 6.25. Como que é possível alguém não se preocupar com a vida, parece impossível tal coisa. Certamente era que enquanto o homem estava preocupado com alimentação e vestuário Jesus estava preocupado com a vida deles. Para Jesus mais importante que nutrir e cobrir o corpo é ter o espírito alimentado. Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus. Mt 4.4 Os israelitas tinham conhecimento do Êxodo onde Deus sustentou com maná, roupas não se gastaram, pés não incharam durante os quarenta anos Dt 8:3‭-‬4 PTNVI.
Um povo que tinha a história do Êxodo gravado em sua cultura agora estava assim desejando e caminhando em busca de pão, roupa e teto.
Não fiquem ansiosos por não terem, alimento e bebida, roupa ou abrigo. Esses três são as necessidades básicas de qualquer pessoa. Jesus diz que as aves não se preocupam com comida e o lírios do campo foram vestidos ou feitos de uma beleza exuberante que nem mesmo Salomão teve. Deus quando criou levou em conta até mesmo a estética.  Fez árvores que eram belas a vistas e árvores que serviam de alimento. Comida para o corpo e para a alma.

Onde estiver seu acúmulo estará seu coração.

Quais são suas fanpages, canal no YouTube favorito, quem você segue no Twitter ou Instagram , o que compartilha no Facebook,  seus históricos no browzer, sua lista na Netflix.

Onde está seu coração enquanto passei pelas estantes virtuais. Quais são seus grifos nos livros, assinaturas e compras online.

No final  da estrada que tesouro você irá  delegar para seus filhos e a próxima geração.

Fonte imagem: http://londoncapital.com.br/tesouro-direto/tesouro-selic-lft/

*https://super.abril.com.br/blog/como-pessoas-funcionam/como-funciona-o-cerebro-dos-acumuladores/
**http://www.psicologosp.com/2014/07/acumuladores-sindrome-de-diogenes.html
***https://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_de_necessidades_de_Maslow
****http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-83582015000300005#n8

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser assim como Jesus é. Vir a ser.

Ser assim como Jesus é. Ser o cumprimento da profecia

Cultura do Reino - Hiato