Ser assim como Jesus é. Ser o cumprimento da profecia

No século XIX ao qual foi oficializada a bandeira do Brasil o mundo vivia o Iluminismo ascensão do pensamento humano em detrimento do pensamento teológico e metafísico.   A frase Ordem e Progresso soou como profético. Um lema positivista baseado na frase de Auguste Comte "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim". E com o passar dos anos a frase pareceu ser mais irônica do que profética. E nos dias de hoje assemelha-se àquele tempo uma palavra profética se converge em uma sátira. Dúvida, ambiguidade e distopia são males da pós modernidade. Tudo é muito nublado, fazendo com que muitos vivam uma vida deduzindo e apostando em alguma coisa. De uma forma sutil foi percebido que o positivistas, teóricos e materialistas não chegaram lá. A espiritualidade voltou a ser pauta seja para pessoas solitárias ou no mundo dos negócios. E ela vem para alimentar aqueles que creem em Deus ou em algum tipo de “força superior”. A necessidade de convicção e certeza  levam as pessoas a colocar sua esperança em jargões e frases de efeito assim como foi com a frase, Ordem e Progresso. A intenção era boa e por boas intenções as pessoas confundem predições e profecias. Predição é aquilo que eu planejo em Deus ou em algo. Profecia é aquilo que Deus planeja em mim ou em algo. Hoje fazemos “prognósticos proféticos” tentamos adivinhar o futuro e depois dizemos que vamos lá. Se for buscar por sinônimos da palavra profecia, a predição estará lá, contudo a intenção é distinguir uma da outra. A tônica da predição é aquilo que digo, penso e desejo ser.     

O excesso do termo profético fez da profecia algo pejorativo. Hoje em dia há canto profético, dança profética, ato profético, moveres proféticos. Contudo se olharmos para a bíblia e para estes comportamentos iremos perceber que isso está caracterizado com predições e contaminadas por um positivismo. Nos fatos bíblicos não vemos o povo planejando algo e Deus fazendo acontecer, mas vemos Deus planejando algo e acontecendo através do povo. Muitos destas “ações proféticas” são expectativas boas ao qual a igreja ou um membro deseja que aconteça. Não é fácil peneirar e saber o que é profecia e o que é predição. Como diz a parábola - Para se separar o joio tem de crescer. E o crescimento quem faz é o tempo, e o tempo revelará se é uma profecia ou uma predição.
Quantas pessoas tiveram a vida suspensa em uma palavra de profecia que de fato era uma predição. Quantas pessoas que são tentadas a dizer uma palavra de profecia para alguém ou para uma situação por estar comovida com aquilo. Se compadece e por emoção diz uma palavra de profecia e de fato é apenas uma predição. Apenas paliativos, que tentam estancar o desespero do presente difícil. E aquela palavra é para deslumbrar um futuro bom. Um analgésico profético.

    Com a repetição da expressão “profético”, a profecia banalizou. O que é banal é aquilo que se tornou comum. Quando pensamos em champagne, pensamos em réveillon, quando pensamos em panetone, pensamos em fim de ano. Já imaginou você levantar pela manhã e ao invés de tomar seu café diário, você beber champagne e comer panetone, parece estranho, e é! Pois essas iguarias estão associadas a festividades. E se amanhã esses alimentos passassem a ser parte do cardápio diário eles se  desassociaram das festividades. A profecia às vezes está nessa posição o excesso do uso faz perder o verdadeiro sentido. E está dissociada de Deus e de sua vontade e associado ao desejo humano. E quando isso acontece todo o temor e respeito pela profecia se perde a ponto da pessoas pensarem que eles podem profetizar o que bem entender e Deus cumprirá.  Paulo fala aos atenienses religiosos.

Ele (Deus) não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas. At 17.25 - E concluindo. Pois nele vivemos, nos movemos e existimos At 17.28.

SER UMA PREDIÇÃO

    Alguns líderes espirituais perceberam esse anseio humano de um futuro limpo e visível e usam textos bíblicos como palavras de encantamento. Deus não é mais quem transforma o caos em ordem, Deus é uma plataforma acima do caos na qual as pessoas possam andar tranquilamente e aquilo que querem irão conseguir. Predições  dão uma sensação de controle e segurança sobre o futuro. E a predição é algo que penso com fé e irá acontecer. Como a sátira de Janis Joplin. Oh Lord, won't you buy me a Mercedes Benz? My friends all drive Porsches, I must make amends Worked hard all my lifetime, no help from my friends So Lord, won't you buy me a Mercedes Benz? (Oh Senhor, você não vai me comprar uma Mercedes Benz? Todos meus amigos dirigem Porsches, eu preciso fazer compensar. Trabalhei duro minha vida toda, sem ajuda dos meus amigos. Então Senhor, você não vai me comprar uma Mercedes Benz?). As pessoas pensam eu trabalhei duro e estudei, eu orei e jejuei, eu perdoei e amei, eu mereço... Deus vai me dar o futuro que anseio. Fiz a lição de casa, disse as palavras mágicas.

    Somos personagens da história escrita por Deus não co-autores. Ainda que pareça bonito dizer que somos servos bem na verdade somos escravos. Fui comprado para trabalhar para o reino não para empreender e ser sócio. Quando minha mente tem pensamentos sobre a minha vontade em Deus e não a vontade dele, erro. Os prognósticos são como corretores de texto de uma aparelho eletrônico eles gravam palavras e as sugerem na próxima escrita. Agimos como corretores da vontade de Deus com nossas idéias malucas. Somos fortemente influenciados pelo pensamento antropocêntrico, podemos argumentar eu não sou assim, é preciso muita cautela ao dizer, pois fomos moldados nos padrões materialistas e da idade moderna onde o homem é o centro e Deus um “coadjuvante”
    Observe a carta de Paulo aos gálatas.

Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho Gl 1.6

    O desejo de chegar num bom lugar faz com que  troquemos um evangelho por um melhor. Sempre haverá uma proposta melhor. Porque há tanta migrações nas igrejas? Porque há tantos desigrejados e desinstitucionalizados. Dois motivos básicos por um lado o líder ofereceu algo que Deus não escolheu oferecer para um irmão, outro um irmão escolheu ser em Deus o que Deus não quer que ele seja. Com isso vem angústia, frustração, desconfiança em Deus e nas pessoas. E isso traz à tona uma necessidade de comunhão com Deus para saber seu querer.   
   

    Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram? Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio? Será que foi inútil sofrerem tantas coisas? Se é que foi inútil! Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês, realiza essas coisas pela prática da lei ou pela fé com a qual receberam a palavra? Considerem o exemplo de Abraão: "Ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça". Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são filhos de Abraão.Gl 3.2-7

Houve um momento em que Abrão andou errado pensando que estava certo. Há mais de uma década.  Quando cheguei na igreja lembro de um Alimentando Rebanho que falava - Dar uma mão para Deus. E o exemplo usado é de Abrão. Que teve um filho através de Agar. Deus prometeu algo que iria acontecer com Abrão e através da sua vida. Abrão queria um filho para herdar o que tinha, Deus queria dar um filho para herdar a promessa. Abraão fez por esforço próprio aquilo que deveria ser feito por fé.

O filho da escrava nasceu de modo natural, mas o filho da livre nasceu mediante promessa. Gl 4.23  

Quando quero meu ministério paro de ser servo e passo a ser um servo-sócio. Alguns chegam a ter um pensamento radical. Deus existe para me servir e não eu que existo para servi-lo. Houve uma inversão de valor.

Todo servo que tenta se afastar do amparo divino e iniciar uma parceria com o Senhor Celestial rebela-se contra o Criador. Deus não barganha. Ele se compadece dos servos que usam de misericórdia e paga o salário da morte para quem não o faz. Fundamentalmente, o bom servo, em vez de oferecer assistência, sempre recebe misericórdia… Não se trata da tentativa de colocar nossa força à disposição para o benefício divino, mas, de fazer o necessário para que seu poder esteja continuamente à nossa disposição e favor¹
 
De uma forma sensata Piper traz a luz para que possamos entendermos que somos servos que receberam uma oportunidade de ter uma nova vida. Vivendo através daquilo que Deus deseja. A ótica de Paulo é que somos escravos comprados, de Pedro que somos sacerdotes e João somos filhos. Tanto os escravo, sacerdote e filho tem que ser o cumprimento profético. 

SER UMA PROFECIA

Olhe para o livro de Atos ele é um cumprimento de profecias. Pedro cita o livro de Jl 2.28-32,  Sl 16.8-11, Sl 110.1, Sl 118.22, Sl 2.1-2. Ele cita esses textos justamente para expor que Jesus não era apenas um profeta, mas sim o cumprimento de uma profecia. A vida de Jesus é pautada em profecias. O que faz de Jesus o Cristo é que ele vai realizando milagres e feitos que apenas o Messias realizaria. Até mesmo quando Jesus fala de si mesmo aos moços que estão indo a Emaús. Ele fala da Palavra que se cumpriu, ele não sai dizendo sou eu Jesus. Ele diz da profecia, ou seja, ele existe por causa da profecia e da vontade do Pai.

Ele lhes disse: "Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? " E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras. Lc 24-27

    Muitos querem ser um profeta e não o cumprimento de uma profecia. Ser um profeta quem manda é você e ser uma profecia você é mandado. Se olharmos para o lado lógico e egocêntrico da vida queremos ser profeta e não uma profecia.
    Esse assunto é difícil de lidar. Pedro disse algo que parecia bom e tratado com muita honra nos dias de hoje que é: “Eu vou até a cruz contigo”. Pense num líder ouvindo isso de seu liderado certamente iria pavonear. Essa era a predição de Pedro ir para cruz com Cristo a qualquer custo. E no reino de Deus não é como o nosso reino que fazemos acontecer a nossa maneira. Onde forçamos até que aconteça aquilo que queremos.
A predição de Pedro é: eu vou até a cruz - que honroso. A profecia de Jesus é: você vai me negar três vezes - que vergonhoso. O que Pedro faz é o que somos tentados a fazer quando tudo parece nublado e não temos uma visão certa. Nós “auto-profetizamos” por vaidade e medo dizemos coisas boas para nos distrairmos dá dúvida ou de uma realidade difícil de suportar. Pessoas assumem funções que não lhe pertence com isso se frustram, afetam pessoas e desestruturam equipes. Ser uma profecia é ser levada de um lado para outro como Pedro, ser uma profecia é deixar Deus tomá-lo pela mão e levar você aonde ele quer. E aonde ele quer levá-lo pode ser de Pentecoste à Gólgota! Seja para viver ou morrer ser o cumprimento de uma profecia é a opção certa.
    Quando se pensa em profecia se pensa em Apocalipse, fim do mundo, caos e nos profetas de Isaías a Malaquias. Profecia é aquilo que Deus disse que irá acontecer. Fatos foram anunciado pelos profetas e aconteceram. Contudo para que a profecia aconteça alguém precisa ser o cumprimento dela. Isaías profetizou que uma voz clamaria no deserto e prepararia o caminho do Senhor e isso aconteceu. A profecia se cumpriu porque os pais de João, Zacarias e Isabel se dedicaram para que se cumprisse, e como se dedicaram mentoreando seu filho. Isso mostra que só a profecia não basta é preciso alguém viver para a profecia. Escrevendo de um modo estúpido a profecia é uma teoria o viver profecia é a prática.
Deus é atemporal. E como um ser atemporal ele vai conduzindo para que as coisas aconteçam. Olhe esse fala de Deus para Jeremias. Estou vigiando para que a minha palavra se cumpra Jr 1.12
    Xeque-mate é um expressão usada por enxadrista que quer dizer. O rei está morto. O jogador organizou as jogadas e foi conduzida até o fim. E disse Xeque-Mate. Ou seja, o jogo chegou ao fim, não há como fugir. Assim é Deus no tabuleiro do livro de Jeremias. Deus foi vigiando a cada momento para que se cumprisse aquilo que ele deseja. Assim também é entre João Batista e Jesus. Quando Jesus vai para ser batizado por João. João diz eu é que preciso ser batizado pelo Senhor. E Jesus diz: convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça Mt 3.15.
Jesus cumpriu cerca dezoito profecias messiânicas. Quando notamos Jesus parece que ele leva consigo uma bula de profecias e as vai cumprindo. Como uma lista de afazeres. Isso é um viver profético.

Alguns cumprimentos da lista:
Nascer em Belém - Mq 5.2 em Mt 2.1-6
Entraria em Jerusalém triunfante - Zc 9.9 em Mt 21.1-9
Rejeitado pelo povo - Is 53.8 em Jo 12.37-43
Traição - Sl 41.9 em Lc 22.19-23
Morreria crucificado - Sl 22.14 em Mc 15.20-25
Ressuscitaria - Sl 16.10 em At 2.22-32

    Jesus disse faríamos obras maiores que a dele, disse que venceríamos o mundo, que receberíamos poder quando descesse sobre nós o Espírito Santo. Muitos irmãos vivem a esmo vagando de um lugar a outro por não viverem aquilo que Deus planejou para suas vidas. Ser uma profecia é cumprir um plano profético que Deus tem.

Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. 1Co 12.4-7.

Viver uma vida profética como filho de Deus é as pessoas encontrarem em nós semelhança daquilo que Jesus disse que seríamos. Deus nos deu todas as condições necessárias para sermos o cumprimento daquilo que ele espera de nós. Buscar saber aquilo que Deus deseja para minha vida é fundamental para que a sua Palavra se cumpra. Há tantos cristãos com crises de identidade porque não sabem que são em Cristo ou seu papel na Igreja. E a crise faz com que muitos vivam uma vida morna, sem comprometimento com o reino. Quantos pensam, quem sou eu no reino? Para que eu estou aqui? Irmãos que agem como aqueles irmãos que iam para Emaús, se questionando. Quando Jesus aparece para eles, ele não diz eu sou Jesus, ele explica a Palavra desde Moisés aos profetas, a Palavra faz arder o coração deles. Toda dúvida e crise de identidade são incineradas pela Palavra. Se eu não sei ao certo quem é o Senhor do reino como saberei quem eu sou no reino. Se você não sabe ou vive sua função na cidade não é cidadão é um estrangeiro. As pessoas querem saber quem serão e o que irá acontecer para depois se engajar na obra. Esse é um dos maiores equívocos querer saber para depois fazer. Jesus diz: vem e me segue, não dá explicações de como tudo seria. A vida com Deus é uma jornada arriscada com alegria e choro, singeleza e assombros.

Ser discípulo significa dar determinados passos. Já o primeiro passo, que é consequência imediata do chamado, separa o discípulo de sua existência anterior. Assim, o chamado ao discipulado cria imediatamente uma nova situação. É absolutamente impossível conciliar a existência anterior com o discipulado. A princípio, isso era bem possível. O publicano teve de abandonar a coletoria; Pedro teve de deixar as rede para trás, a fim de seguir Jesus. Segundo nosso modo de entender, poderia ter havido, já naquela época outras possibilidades. Por exemplo, Jesus poderia ter disponibilizado ao publicano um novo conhecimento de Deus e permitido que ele continuasse em sua antiga situação. Isso teria sido possível, se Jesus não fosse filho de Deus que se fez humano. Uma vez que Jesus, todavia, é o Cristo, tudo tinha de ficar evidente desde o início, isto é, que sua mensagem não é uma nova doutrina, mas a criação de uma nova maneira de ser. Tratava-se de realmente caminhar com Jesus. Estava claro para a pessoa que era chamada que, para ela, só havia uma possibilidade de fé em Jesus: abandonar tudo e seguir o Filho de Deus que se fez humano.²

    O evangelho nos chama para ser justamente aquilo que não estamos dispostos a ser, seja por vaidade ou medo. Jesus convida pessoas anônimas para estar entre as cidades e caminhos antes não conhecidos. Jesus inclue em seu ministério André irmão de Pedro que deixa o rio Jordão e o deserto para ver novas paisagens. A sua vida periférica e passiva passa a ser agitada indo de um lado para outro acompanhando seu novo mestre. Simão é convidado a deixar as redes e a embarcação, deixar as vagas das ondas o som do mar e das gaivotas e em andar em terra firme, pelas calçadas do império romano e se importar com cegos, moribundos e pecadores. Ser um sinal do reino não é para afirmar que eu sou, é para esmagar quem sou, fazer morrer tudo em mim. Para Deus dizer haja luz em Pedro primeiro Simão tem que estar sem forma e vazio
    Essa conversa de Jesus e Simão e a base de um verdadeiro engajamento na vida de um discípulo e um viver profético.

Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os homens dizem que o Filho do homem é? " Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas"."E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? " Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus". Mt 16.13-19

A pergunta de Jesus é a seguinte o que as pessoas falam sobre mim nos bairros e vielas? A resposta deles é coletiva. Profeta é o que eles dizem. Ai Jesus agora emenda a verdadeira pergunta. E vocês que comem comigo, que ouviram o sermão na montanha, viram o leproso sendo purificado, doentes sendo curados, demônios sendo expelidos, o clima subjugado, morto ressuscitado, pão multiplicado? É aí quem vem a célebre resposta de Simão.  "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Pois só Deus pode perdoar pecados, purificar leprosos, ressuscitar mortos, subjugar o clima e expelir demônios. Então Jesus diz quem é Simão. Agora que você sabe quem eu sou, posso dizer quem você é. Você é Petrus, uma pedrinha ligado a mim pedra de esquina, ou seja, coluna principal e com você ligado a mim vou levantar um templo de pedras vivas.
    Quando sabemos quem de fato é Cristo, como Senhor e salvador, gradativamente sabemos quem somos no reino. Não há como ser o cumprimento da profecia se não se vê sentido em se cumprir. Quando Simão recebeu a profecia de quem seria no reino, ele ainda estava em formação. Simão revela que Jesus é o Cristo. Cristo revela que Simão é Pedro. E as pressões revelam que Simão ainda não é Pedro. O cumprimento de uma profecia não é instantâneo como festfood.
    Vivemos uma vida, feito na hora. O frenesi da vida moderna onde tudo acontece tão depressa e as coisas passam por nossas vistas e nem percebemos. Faz com que imaginemos que o agir de Deus é na mesma velocidade e não é. Quando Deus fala o que seremos ele mesmo nos prepara para sermos aquilo que ele disse que seríamos.  Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. Rm 11.36. Deus não apenas diz o que seremos como também molda a nossa vida com experiências, estabelece padrões e princípios e conspira para que tudo que ele disse aconteça. Assim como foi com José. Porém como não conhecemos o futuro. Ficamos receosos se aquilo irá ou não acontecer. Quanto mais José era empurrado para longe de seu pai Jacó mais perto ele chegava de seus sonhos proféticos. Tudo que acontece com José, ele só irá entender décadas depois, falando com seus irmão ele diz. Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus Gn 45:8.

    Para a profecia se cumprir, primeiro é preciso haver uma ruptura de quem eu era para aquilo que eu serei. No interregno no qual o velho homem morre e o trono fica vazio o novo homem que irá nascer entregará o trono aos cuidados de Jesus o rei do reino. Esse hiato é delicado são também chamados de áreas cinzentas da vida, onde o branco se converge e preto e o preto se converge em branco. Não conseguimos enxergar e tateamos com os olho cegos, como um homem chamado Saulo em seu cavalo a caminho de Damasco. Começamos uma nova vida carregando ensinos, costumes e métodos da antiga vida. Temos apenas essa vida passada e a utilizamos como unidade de medida para a nova vida que se inicia. Tiago e João usaram a antiga unidade de medida com os samaritanos ao dizerem: quer que mandemos vir fogo do céu [Lc 17.29]. Pedro também usou a mesma medida quando corta a orelha de Malco[Jo 18.10]. O velho quer se manter no controle impedindo que sejamos o cumprimento da profecia.

Se você não recebeu uma profecia ou não lhe foi revelado qual sua missão no reino de Deus. Procure pois quem pede recebe Mt 7.8. O desejo de Deus é se revelar a toda criatura e mostrar aos seus filhos quais são seus desígnios, pois é isso que o Senhor oferecerá. Um desígnio é uma direção que irá marcá-lo por toda uma vida, é um destino profético. Jesus designou doze, nomeu eles para uma missão específica. Quando compreendo a vontade de Deus, não fico mais andando em círculos, pulando de igreja em igreja. Quando sei para que existo, me estabeleço e passo a viver o propósito para o qual Deus me chamou. E como viver quando ainda não há uma profecia revelada! Viva o mandamento, pois não tem como uma profecia se estabelecer sem princípios. Outra maneira de se viver enquanto não há sinais do que Deus o chamou a fazer. Busque um mentor seja um pastor, um líder alguém que tenha vivido uma vida cumprindo aquilo que Deus o chamou para ser.

    João é um dos biógrafos de Jesus, escreve sobre Cristo usando uma pena carregada de introspecção e subjetividade. Ele é o mais pessoal e particular dos discípulos. Enquanto Pedro vai a frente João parece sempre estar calado e observando o Mestre. Não é a toa que ele escreve com simplicidade textos fantásticos sobre o Mestre. E um dos suas frases mais famosas é o verbo se tornou carne. Como que o verbo se torna carne sempre pensava sobre isso e tentava entender tal expressão. No Gênesis vemos algo semelhante. Deus foi falando e aquilo que ele falava tornava-se realidade. Tudo que Deus constrói ele faz por meio de palavras. Antes era apenas uma idéia dentro de Deus. Mas quando ele falou aquilo passou a existir, e passou a existir por que havia um plano atrelado a cada ato da criação. Tudo que Deus diz está conectado a um propósito, não apenas a palavra dita, sim o que ela implica e irá acontecer a partir do que Deus planeja. Quantos planos que existem no coração de Deus. Ele deu a seus filhos para que participassem dos planos. Lembro-me que quando adolescente na igreja ví uma flâmula escrito: DEUS SONHO COM VOCÊ. Aquilo mexeu comigo e fiquei intrigado como pode Deus sonhar comigo se eu sou tão pequeno. Como pode ser possível um milionário sonhar com um mendigo. Tive uma infância pobre e passei sonhando e me imaginando ter brinquedos que nunca tive. Ficava na vitrine das lojas de brinquedo me imaginando tendo aqueles brinquedos e brincando com eles. Como poderia Deus sonhar comigo, pois só sonhamos com coisas que tem valor. Quando aquilo foi tendo sentido para mim comecei a dar valor para mim mesmo. Pois assim como nós sonhamos com coisas que nos engrandecem e nos valorizam. Deus criou todas a coisas para a glória de seu nome. Como aquela antiga canção: Você tem valor o Espírito Santo se move em você.

João escreveu:

Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.João dá testemunho dele. Ele exclama: "Este é aquele de quem eu falei: Aquele que vem depois de mim é superior a mim, porque já existia antes de mim".Jo 1:14,15

Tudo aquilo que foi dito e revelado sobre quem somos deve deixar de ser apenas uma palavra e se tornar uma vida. Parece estranho isso o verbo se tornar carne. Mas é justamente isso que Deus planejou. Tudo o que foi dito deve passar a ser uma realidade. Foi profetizado sobre o Messias e séculos depois ele estava caminhando sobre Jerusalém, sentindo o calor sol, a maresia do mar, conversando com as pessoas e relacionando-se com os seus pares. Como aconteceu com Jesus de ser o cumprimento de uma profecia assim também aconteceu na história da igreja.

No cárcere, sentenciado pelo papa a ser queimado vivo, João Huss disse: “Podem matar o ganso [em alemão, sua língua natal, huss é ganso], mas daqui a cem anos, Deus suscitará um cisne que não poderão queimar.
    Cento e dois anos depois de João Huss expirar na fogueira, o “cisne” afixou, na porta da Igreja em Wittenberg, as suas noventa e cinco teses contra as indulgências, ato que gerou a Grande Reforma.4

Era Martim Lutero dando início a reforma.

Muitos desprezam as profecias e acham que são coisas malucas demais para acontecer. Justamente por ser algo que está fora de nosso controle. Quem iria imaginar que um bebê nascido em uma caverna,  um dia seria a mesma pessoa que entraria na sinagoga e leria o texto de Isaías e mudaria toda a história. O verbo se faz carne quando uma profecia encontra lugar para pousar. Um avião só pousa onde há pista e assim a profecia só repousa onde há lugar para ela existir. A palavra utopia para muitos quer dizer um lugar e uma sociedade ideal, tem sentido de um sonho irrealizável. A etimologia da palavra utopia é não-lugar. Sem espaço para pousar. Porque as profecia se tornam utópicas porque não encontram pessoas para pousar. Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram. Mt 23:37
Pessoas iram nascer e morrer com um sentimento de utopia. Pois buscaram a Deus para que ele lhe oferecesse coisas e não sentido. Parafraseando a conversa de Alice com o gato Cheshire. “Se você não sabe para onde vai qualquer caminho serve”.  Quando começo a buscar qual é meu desígnio começo a encontrar uma caminho para seguir. Deus tem pressa em nos usar, contudo precisamos ter pressa e se posicionar onde ele deseja para que se cumpra em nós o seu desejo.

1 Irmãos, nós não somos profissionais: um apelo aos pastores para ter um ministério radical - John Piper - SHEDD publicações - Pag 58-59
2 Discipulado - Dietrich bonhoeffer - Editora Mundo Cristão - Pag 36-37
3 Heróis da fé - Orlando Boyer - CPAD - Pag 13
4 Alice nos país das maravilhas - Lewis Carrol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser assim como Jesus é. Vir a ser.

Cultura do Reino - Hiato