Ser assim como Jesus é. É vencer o dia mau.


            Como se origina um dia mau, como sempre num momento em que não se espera. Há cristãos lutando contra a depressão por não terem vencido um dia mau. Tem milhares de cristãos aborrecidos por ter passado um dia difícil e esse dia se transformou em semanas, meses e até anos ruins e com isso abortou os planos que havia planejado com a família, igreja e sociedade. Diariamente somos bombardeados por notícias tristes e o mais triste é quando isso ocorre em nossa família. Recebemos a notícia da morte de alguém que amamos de um modo estúpido e violento. Acidentes de trânsito, latrocínios, pessoas que admiramos são ceifadas. Desemprego, rejeição, frustração com expectativas posta num ano que não foi bom. Um filho envolvido com drogas, uma filha grávida e solteira, divórcio. Exames que revela uma doença crônica. E não há muitas alternativas e isso vai deprimindo quem não sabe lidar com o dia mau. E assim um dia mal arrastam pessoas para anos de depressão.

Os discípulos de João vieram, levaram o seu corpo e o sepultaram. Depois foram contar isso a Jesus. Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco em particular para um lugar deserto. Mt 14:12,13

          Quando lemos esse texto não imaginamos que Jesus tenha passado um dia mau como este. Pois é, ele passou e foi quando teve a notícia da morte absurda daquele que como profeta batizou-o, como amigo falou bem e passou à vida preparando seu caminho e como parente era seu primo, esse era João Batista. Quando alguém morre o que nos separa fora a presença da pessoa são todos os predicados. Nesse dia a morte parece empurrar a vida para longe. Isso pesa e muito, um homem santo que morre decapitado por uma palavra vaidosa e tola, a mando de uma mulher adúltera e por causa da dança de uma menina mimada. Se lermos com cautela a biografia de Jesus pelas lentes de Mateus notamos a pressão deste dia.
             A espada que desce com força sobre o pescoço de João Batista, não está no vigor dos braços do carrasco. O que o decepa é a vaidade, o adultério e banalidade.  E, é assim que maldade vê as pessoas de bem. E quem vê assim é o olho de qualquer que foi domesticado pelo mal. Herodes e Herodias e sua filha eram a personificação da maldade e o carrasco uma sinapse que recebe estímulos e João o bom. E foi 3 x 1 parece que a maldade ganha o jogo de lavada. Como ficamos frágeis diante disso.Jesus ao receber a notícia dá um passo para trás vira o corpo e vai para o deserto, pois lá que ele faz de seu conselho uma ação, entra no teu quarto e fala em secreto com Deus. Jesus sabia que era o próximo da lista como foi um dia Abel, Zacarias, Abiatar e os sacerdotes. É fácil achar um culpado, uma motivação errada e parar. Ser assim como Jesus é. É saber vencer o dia mau. É ir para o deserto para o “a sós” com Deus. Contudo o que muitos fazem é “dar” um tempo, vai para o happyhauer, para o shopping ou para a academia queimar energia. Jesus vai para o Pai se concentrar na missão.

Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que ele me dirá e que resposta terei à minha queixa. Hb 2.1
             
            Essa foi a atitude de Habacuque diante da notícia que seus rivais babilônios seriam usados com vara de correção para seu povo. Habacuque com sua eloquência vociferou uma oração para Deus e teve como resposta aquilo que não esperava e continuou na dúvida e buscou uma postura para ouvir a resposta que precisava. Podia ter melindrado e jogado tudo para o alto, mas o que fez foi ficar firme na convicção que Deus responde. Todo momento e que estou numa situação que preciso de uma direção oro. “Deus não me deixe órfão de sua direção”. Asafe diz no Salmo 73.17 até que entrei no santuário e vi o fim deles. Santuário é o templo de Deus. Hoje este templo é de pedras vivas, é a célula, a igreja viva e eficaz. Se você quer vencer o dia mal busque quem já venceu e tem vencido. O equívoco de muitas pessoas é que quando o dia mal chega vão perambular por aí. Vão despejar sua alma para página social se sentindo isso ou aquilo… O mal é tão sorrateiro que vai levando aos poucos. Quantas pessoas protelam a hora de chegar em casa porque ali está o dia mal que se tornou em um casamento, uma família problemática.  No ministério uma célula, um líder ou liderado. A maldade é gradativa ela vai crescendo. Babel se tornou babilônia e no fim é chamada de Grande Babilônia.
             É preciso crer e andar em fé, assim como Jesus que foi para perto de Deus. A hora que mais preciso de um encorajamento é nos momentos frágeis onde sou facilmente corrompido. Habacuque foi para a muralha encarar seus conflitos e ouviu de Deus a frase célebre que marcou o evangelho e foi a rema da Reforma protestante. O justo viverá pela fé. Hc 2.4. Asafe entrou no santuário e teve consciência de seu orgulho e inveja. E percebeu que estava sendo levado por óticas negativas que tinha. E ali voltou para Deus. E ele diz uma das frases mais lindas sobre dependência de Deus.

A quem tenho nos céus senão a ti? E, na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre. Sl 73.25-26

              Fraqueza, cansaço, angústia fazem parte da vida esses sentimentos vão nos levar a apenas dois caminhos. Irão nos afastar de Deus o nos levará para mais perto. C.S.Lewis em sua obra Cartas de um diabo a seu aprendiz. Fitafusso um demônio experiente diz para seu aluno Vermebile. Nada mais eficaz que o suspense e a ansiedade para proteger a mente de um ser humano contra o Inimigo (Deus)¹. Jesus quando soube da morte de João não ficou ponderando se aquilo era certo ou errado foi para perto de Deus. Quando coisas ruins acontecem com pessoas más, pensamos isso é consequência do pecado e chegamos a um axioma rapidamente. Agora quando acontece com pessoas boas, nossa mente busca uma resposta para aquilo e também de uma resolução para tentar amenizar a alma e seus conflitos. No entanto, nem sempre teremos resposta, apenas temos de prosseguir. Quando o povo era picado por uma serpente no deserto eles tinham de olhar para a Neustã, a serpente de bronze e eram curados. Há mais pista sobre o que Deus espera de nós do que podemos imaginar. Deus está ensinando algo ali no deserto. Caminhamos sobre uma terra em que serpentes tem nos ferido desde o Edén. Toda vez que somos picados é necessário olhar para Jesus levantado no madeiro. Deus disse que o mau iria ferir até Jesus, imagina a nós. O discípulo não está acima do seu mestre. Lc 6.40. Olhar para a cruz é o antídoto contra toda a forma de mau, pois nada nos separará do amor de Deus. Rm 8.39.

             Nem todos aqueles que caminham conosco nos oferecem algo. Uma quantia de pessoas nos procura para aproveitar do que temos. Após a notícia da morte de João. Jesus vai para o deserto ter um momento de oração. Porém é nesse dia que ele quer ficar  só, aparece o povo pedindo algo. E Jesus deixa sua agenda de lado para dar atenção para aquelas pessoas. O dia continua difícil, mas a missão não para. Salomão disse não há tréguas nesta peleja. Ec 8.6 (ARA). Trégua é quando os exércitos inimigos davam um tempo na batalha para organizarem e criarem novas estratégias e recuperar os soldados. Nos dias difíceis queremos dar um tempo, tomar um ar, renovar as forças, revisar percurso e depois continuar. Jesus não teve esse capricho, ele tinha consciência que a missão era mais importante que sua vontade e necessidade. Pessoas que se aproveitam sempre existirão. Sempre terá alguém que irá tentar tirar vantagem. Muitos se queixam dizendo estão se aproveitando de mim, estão tirando meu couro. As pessoas se aproveitam de quem tem. E Jesus tinha para dar muito e deu, não pensou hoje estou de luto e não trabalho. Haverá dias em que queremos receber uma palavra de ânimo aparecerá alguém precisando de uma palavra para sua vida, assim teremos de superar o nosso momento difícil é ajudar quem precisa.

Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros Fp 2.4.

           Nem sempre estaremos prontos para dar atenção, mas mesmo assim é necessário. Houve uma ocasião na qual eu havia trocado de emprego e o novo trabalho era perto da igreja e de casa e me alegrei com isso seria tudo prático. Estava animado, pois meu antigo emprego levava no mínimo duas horas de percurso do trabalho até minha casa. Contudo após os três meses fui demitido. Aquilo me arrasou fiquei com vergonha, estava tão animado tudo parecia se encaixar certo ministério e trabalho. Mesmo demitido tive de ir pra casa me arrumar e ir fazer a célula. E na célula as pessoas querem ser alimentadas, direcionadas e motivadas. Mesmo desempregado dei o que tinha ânimo. Tinha perdido o emprego não ministerio, muita gente confunde as coisas perde uma coisa e já agem como se tivessem perdido tudo. Ficam rabugentas e mimadas querendo atenção especial. É preciso ter coragem e enfrentar o dia.Tem pessoas que perecem por não saber lidar com a pressão. Quando lemos a história de Moisés um dos momentos cruciais é quando ele fere a rocha duas vezes em Meribá. Nm 20.11. Era um momento tenso na vida de Moisés tinha enterrado a irmã as pessoas que liderava eram ingratas e ranzinzas. E essa constante na vida de Moisés levou ao stress. Stress é uma palavra emprestada da medicina na qual quando um corpo não consegue administrar uma pressão se esgota. Como quando trocamos de mão uma sacola pesada. O stress deforma nossas emoções e nos leva a tomar decisões que trazem consequências devastadoras. Funcionários perderam cargos, líderes perderam posição por não gerenciarem o stress. E foram corrompidos pela pressão porque se esgotaram.
             Já percebeu que na ocasião de Moisés que ele não chegou à terra prometida, mas os ranzinzas estão entrando na surdina. Talvez você até pense isso não é justo, mas a pergunta é o que é justo? Foi dada uma posição para Moisés e ele deveria viver de acordo com a medida da posição que recebeu e ele se rebaixou à medida do povo. O povo só cruza o deserto, Moisés é quem amarra as pontas entre os patriarcas e a nação israelita em formação, ele não pode se dar ao luxo fazer a obra de Deus agressivamente, mesmo que o povo seja agressivo. O texto diz que Moisés feriu a rocha duas vezes em vez de tocar. Como que um bastão fere uma rocha, a Bíblia diz que Moisés era manso e humilde e nessa ocasião foi agressivo e rebelde. Agressivo por que se deixou levar pelo povo e rebelde porque não obedeceu a Deus. Quantos chefes de família que após um dia difícil no trabalho chegam em casa batendo o portão, chutando o cachorro, reclamando com a mulher e gritando com as crianças porque levou um “xingão” do gerente. Mulheres com TPM que deixam o dia de todo mundo azedo. O grande problema do dia mal é que brincamos de batata quente com ele, vamos passando de mão em mão. Uma pessoa estragada, estraga todo mundo. Quando se ver com uma batata em suas mãos não jogue pra outro, administre. Não seja como jogador de futebol que não sabe dominar a bola e toca na “fogueira” outro que se vire com a jogada. Pessoas precisam de nossa ajuda, mas se ficarmos agindo como vítimas, jamais faremos alguma coisa pelo bem do próximo.
           A limitação é uma cerca invisível que diz até onde podemos ir. E existem limitações psicológicas, físicas, intelectuais e de recursos. E essas barreiras acabam sinalizando PROIBIDO ULTRAPASSAR. É como a história do circo das pulgas. As pulgas eram colocadas em um aquário de vidro e tapado. E o circense batia palmas para assustar as pulgas. As pulgas pulam cerca de um metro e meio e agora tinham de pular apenas dez centímetros. E com o tempo elas calibram o pulo para não baterem no tampo era uma condição horrível para as pulgas. E a partir do momento que todas estão realizando o mesmo salto era removida a tampa e as pulgas pulam, mas não ultrapassam o aquário. É que a tampa que não estava mais sobre o aquário estava agora em suas mentes. São barreiras cognitivas que surgem involuntariamente ou na adequação com um situação. Quantas pessoas que racionalmente querem mudar, mas emocionalmente não consegue. Quantas pessoas crescem esperançosas de um futuro bom e por uma ocasião estão envolvidas em limitações que adestram suas motivações assim como as pulgas e já não creem como antes. Jonh Maxwell escreve sobre a Lei do limite. Quanto mais baixa a capacidade de liderança de uma pessoa, mais baixo o limite em seu potencial². Jesus está no meio do deserto com o povo e Jesus os responsabiliza os discípulos para suprir a necessidade delas. “Deem lhes vocês algo para comerem”.  A maioria das vezes fazemos o contrário pedimos para Deus suprir nossas necessidades. Para os discípulos que tem uma tampa sobre a mente aquilo parece absurdo. “Onde encontraremos pão para tanta gente?” Crescemos com a cultura evangélica brasileira sobre o pano de fundo da teologia da prosperidade. E a prosperidade é verdade vemos nessa ocasião que ela existe sim. Só o que fazer numa situação dessas. Jesus dá uma aula sobre responsabilidade para com as pessoas. Se Jesus não estivesse junto, os discípulos diriam acabou o culto vão pra casa e arrume o que comer. Quantas pessoas desistiram do ministério por falta de recursos financeiros e transporte. Nesse dia Simão Pedro o afoito está calado o que fazer. Jesus tem apenas cinco pães e dois peixinhos. Já pensou Jesus orando resmungando.

_ Ah Deus o senhor me abandonou olha aqui só isso para todo mundo.

Jesus não orou assim, mas quanta gente ora assim reclamando. Jesus levantou pra cima e agradeceu. Ele poderia agradecer antecipadamente pelo milagre, agradecer pelo povo ver o milagre, poderia ser pela oportunidade dos discípulos aprendem sobre provisão. Não sabemos o motivo ao certo, mas sabemos que Jesus é grato. A gratidão abre as portas emperradas pela murmuração. Como é difícil encontrar gratidão em meio à falta. A escassez revela a ingratidão rapidamente, não tem como chegar onde Deus deseja nos levar sem o crivo da escassez. Se olharmos com atenção a biografia dos grandes homens e mulheres que fizeram e fazem história todos tiveram escassez. A falta nos apresenta uma dicotomia. Continuar ou retroceder não há alternativas exceto essas duas. Talvez você pense parar, porém parar é o primeiro passo para retroceder.
Jesus diz: Pai obrigado. Como alguém que perde um amigo. Tem no seu encalço pessoas interesseiras, falta de recursos consegue dizer – Pai obrigado. Há tanta coisa atrelada a esse obrigado de Jesus. Podemos pensar obrigado por aquilo que João foi para mim. Obrigado por passar este momento difícil o Senhor está comigo. Obrigado por este povo que está sendo curado. Obrigado por estes cinco pães e dois peixes. E acima de tudo obrigado por este dia. Assim como o dia mau revela fé de um discípulo também revela o Deus desse discípulo. A escassez do deserto revelou um Pedro impetuoso agora mudo, um Felipe preocupado e um André administrativo com algo em mãos. Ainda que o movimento da teologia da prosperidade cresça e tente esconder a escassez. A igreja passou e sempre passará momentos de míngua. E essa falta não é porque Deus não está presente. É justamente nestes dias que Deus se faz ainda mais presente. Suprindo e cuidando mostrando sua provisão. Jesus com cinco pães e dois peixes adorou a Deus. Precisamos imitar o mestre seja com dispensa cheia ou vazia, trabalhando ou desempregado, com muito ou com nada. Jesus se fortalecia em Deus. E Paulo se fortalecia em Jesus por isso escreveu.

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:12-13 NVI

Paulo aprendeu, como discípulos não nascemos prontos. O que nasce pronto e aquilo que sai da indústria o pneu aro 13, o sapato número 39… Jesus creu em Deus, Paulo creu em Jesus e nós cremos naquilo que Paulo escreveu. Tudo posso naquele que me fortalece.
Podemos começar um dia bom e no meio dar errado, a questão não é como começa é como termina o dia. Já notou que quando um problema vem tendemos a procrastinar deixando pra depois uma decisão que deveria ser toma naquela hora. As intempéries não param Jesus ele havia decidido ficar a sós com Deus.  Dizemos com frequência que a cada ano os dias passam mais rápido. Estamos ocupados resolvendo problemas ou empreendendo algo. Temos casa, filhos, trabalho, igreja. Projetos e mais coisas que começamos aqui e ali. Acabam sufocando nossa comunhão com Deus. Thomas Merton disse: Falo tanto de Deus a tantas pessoas, mas eu mesmo não falo com Deus. E isso é muito comum. Caímos no erro de representar nossas ideias sobre Deus em vez de representar as ideias de Deus sobre nós. Jesus tinha alguém melhor e foi buscá-lo.
             Um dia difícil não dificultou Jesus, dias assim revelam o quanto ele superou a morte de João, o cansaço, a falta de recursos. Jesus já tinha resoluções dentro de si. Como diz: Dag Heward-Mills é preciso estar persuadido sobre si. Jesus volta da sua oração caminhando sobre as águas. Foi assim que ele termina um dia e começa outro.  No Gênesis diz que a terra era sem forma e vazia e havia trevas sobre o abismo e o Espírito Santo pairava sobre as águas. Nesse dia tumultuado a mau levou caos para todos os lados e Jesus e caminhou sobre as águas. Dando ainda mais pistas de quem ele é, Deus. Caminhar sobre as águas é estar acima do dia mau e do caos ao seu redor. Como filhos de Deus precisamos ser cosmo a palavra cosmético vem de kosmo que quer dizer ordem organização. Foi isso que Deus fez transformou o caos num jardim chamado Éden. Além de vencermos aquilo que afronta diariamente precisamos pavimentar a estrada e trazer para caminhar conosco aqueles que estão perdidos. É preciso vencer e ajudar outros a vencerem todo e qualquer tipo de mau sejam as maldades dentro de nós ou as maldades impostas por esse mundo.

¹ C.S.Lewis – Cartas de um diabo a seu aprendiz. Editora wmfmartins fontes pag 26
² John C. Maxwell – As 21 irrefutáveis leis da liderança. EditoraThomas Nelson Brasil pag 21

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser assim como Jesus é. Vir a ser.

Ser assim como Jesus é. Ser o cumprimento da profecia

Cultura do Reino - Hiato