Deus, Jeremias e o oleiro

     Deus poderia falar com Jeremias em qualquer lugar. Deus poderia revelar o texto ali onde ele aparece para Jeremias. Porém Deus diz para Jeremias descer até a casa do oleiro. Não é só o povo que precisa compreender a mensagem de Deus, Jeremias também precisa. Um convite interessante este ir visitar um oleiro.Deus e o oleiro, trabalham no mesmo ramo, fazer coisas a partir do barro, em segmentos diferentes. Os dois trabalham sobre a roda do tempo e espaço, e descuido nesse ofício,  já era... O oleiro assim como Deus trabalha em suas plataformas, o oleiro é a roda, e Deus é o mundo. O tempo e a velocidade com que gira a roda e o mundo definem as formas e suas vontades, ou seja, o vaso e o homem são reféns de seu criador e não só do criador, mas como o criador força de um lado e solta de outro. O oleiro precisa administrar o barro, a água suas matérias e as mãos e os pés no pedal sua sensibilidade com velocidade..
    E, é assim como Deus. Enquanto a vida se manifesta Deus vai trabalhando. Como se Deus pegasse o bonde andando.Deus está no controle de tudo, e para Jeremias entender a mensagem que vai ser anunciada uma parábola não é suficiente, ele precisa de um fato.Jeremias então vai à casa do oleiro, que como Deus são soberanos sobre suas obras e têm o poder, e não há quem os questione. O profeta quando chega à casa do oleiro o encontra trabalhando. Um período em que Judá passava era de pecado e rumores de invasões, estava sobre pressão dos profetas e inimigos vizinhos. Contudo o oleiro estava trabalhando. Quanto mais se lê e relê estes textos entendemos que quem precisava ser ministrado era o próprio Jeremias. Deus não para e o oleiro também, é preciso trabalhar constantemente, pois a roda do mundo não pára nunca. Não há trégua.
    Nos versos 4  do capítulo 18 algumas versões trazem as seguintes:

quebrou-se na mão do oleiro ( Almeida Corrigida e Revisada fiel )
se estragou na mão do oleiro ( Almeida Revisada Imprensa bíblica )
Quando se estragou nas suas mãos o vaso ( Sociedade Bíblica Britânica )
se estragou-se em suas mãos ( NVI )
o vaso que estava a modelar não lhe saía bem( Versão Católica )
o pote que o oleiro estava fazendo não ficava bom ( NTLH )
não sai do gosto dele ( A Mensagem)

Algumas colocações como: não sai bem, não ficava bom, sai do seu gosto. Dão mais realismo a obra do oleiro. O vaso se quebra quando já foi queimado, antes disso se desmancha.  Muitas pessoas ao pregar este texto usam o verbo quebrar como em Jr 19.

Aí vem a voz de Deus com Jeremias. O profeta precisava de uma situação empírica, e o laboratório de Deus é a casa do oleiro. Porque enquanto o oleiro está trabalhando normalmente Jeremias chega, mas algo o leva para lá o TODO PODEROSO. E quando ele fica assistindo o artesão o “mas, contudo, porém, no entanto” acontece um acidente o vaso não ficou bom, porque se estragou.
    Deus quer mostrar primeiro a Jeremias que ele trabalha em meio a circunstâncias. Essa parte do texto de Jeremias não é para o povo e para o profeta. Se o profeta não entender o imponderável não poderá ensinar ao povo.
     E assim nós somos um amontoado de barro. Em semi forma de vaso nas mãos de Deus nessa roda da vida no mundo. Que vai rodando, girando e acelerando cada vez mais e mais. Vemos tudo tão depressa girando em torno de nós mesmo e parece que tudo gira, mas quem gira na verdade somos nós, e o oleiro que parece girar está parado tranquilo com as mãos sujas no barro e os pés pedalando tranquilamente em sua obra.
    Jeremias precisava aprender que pelo fato de um artesão ser perito no trabalho que realiza acidentes acontecem. Não que Deus tenha acidentado, mas foi como o profeta entenderia melhor a situação em seu tempo. O oleiro ao ver sua obra desmanchar, não pensou duas vezes pacientemente refaz.
    Deus vai criando recriando e fazendo e refazendo a sua obra e nunca se cansa de inventar e segue trabalhando 24 horas. Está preparado para o trivial e a emergência.  Quantas pessoas estão marcadas de derrota por não perceberem que Deus trabalhando, empreendendo algo novo aqui ou ali e até mesmo nos dois lugares juntos. Somos uma obra inacabada, contudo não abandonada.
    Quando Jeremias desce ao oleiro Deus já está ali. E chega até o oleiro justo naquela hora o vaso desfaz. O oleiro com sua roda também estão dentro da roda que Deus faz girar. Enquanto Deus tudo roda, o oleiro em seu livre arbítrio roda a sua roda, Deus chega, o acidente acontece. Então Jeremias sai da li como um novo entendimento da vida.

Deus administra tudo.
         Fonte imagem : http://dairybarn.org/wp-content/uploads/2016/12/pottery.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ser assim como Jesus é. Vir a ser.

Ser assim como Jesus é. Ser o cumprimento da profecia

Cultura do Reino - Hiato